Beta do browser P2P da BitTorrent disponível para Windows

Bittorrent is not a crime by Leo Amato, on Flickr
Creative Commons Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.0 Generic License   by  Leo Amato 
O apoio incondicional da BitTorrent ao ideal de uma Internet livre e descentralizada está cada vez mais perto de se concretizar. Depois de alguns meses numa versão alpha fechada a programadores, o chamado Project Maelstrom ganhou, agora, uma versão beta aberta ao público, ainda que apenas disponível para Windows. A versão alpha, em curso desde Dezembro, contou com mais de 10 mil programadores e 3,5 mil produtores de conteúdo, pelo que se espera que este número aumente de forma significativa.

O Project Maelstrom procura oferecer uma visão inovadora sobre aquilo que é navegar na Internet, deixando de parte o acesso a sites alojados em servidores centralizados e fomentando o uso do protocolo P2P da BitTorrent. O objectivo é oferecer aos utilizadores um maior controlo sobre o seu próprio conteúdo. Conforme afirmado pela BitTorrent no manifesto do lançamento do projecto, este é um grande passo na construção de “uma Internet potenciada pelas pessoas, que derrube barreiras e negue aos gatekeepers o controlo do futuro”.

Se apoia este ideal e sente que pode contribuir para a sua concretização, a BitTorrent disponibiliza as ferramentas necessárias para a construção de sites no GitHub. Infelizmente, ainda não existem previsões para o lançamento da plataforma para Linux ou OS X.

Deixe um comentário