França combate drones-mistério com… drones

Os responsáveis pelos misteriosos drones que invadiram o céu sobre alguns monumentos franceses no final de Fevereiro continuam sem ser identificados. No entanto, a empresa francesa ECA, especialista em robótica e sistemas autónomos em vários tipos de ambientes, afirma ter encontrado a resposta para este problema. O IT180 é capaz de detectar drones maliciosos, persegui-los e triangular a posição do seu piloto.

Os misteriosos aparelhos aéreos não tripulados indignaram e intrigaram as autoridades parisienses após terem sido detectados a sobrevoar locais como a Torre Eiffel, o Museu do Exército e mesmo a embaixada norte-americana. No entanto, numa nota publicada no seu site, a ECA diz acreditar que, com o IT180, é “impossível para os operadores maliciosos desaparecerem. Este novo sistema permite às forças de segurança aproximar-se discretamente deles e apanhá-los no acto de cometerem o delito, ao mesmo tempo que recolhem todas as provas necessárias para futura acusação”.

Ainda segundo a empresa, o IT180 é capaz de identificar o piloto do drone dentro de um raio de 700 metros em menos de 1 minuto após a detecção do aparelho. O dispositivo foi já testado duas vezes por “autoridades governamentais francesas, que ficaram extremamente satisfeitas”.

Deixe um comentário